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Airbnb

Estado da Arte, Blog: CRZ Brand e Inspirações

Significado e história do logotipo do Airbnb

A Airbnb é uma empresa que atualmente vale mais de 10 milhões de euros, e foi por meio desta notícia, que urge um novo logótipo com uma nova simbologia associada que será intemporal. Fundada em 2008, a empresa cresceu e hoje é admirada e utilizada por inúmeros seguidores.

O airbnb é uma empresa que consiste num mercado online a fim de conetar os pessoas que procuram um lugar para ficar alojados durante as férias ou viagens de negócios.

Neste website recorre-se ao arrendamento de casas, quartos, apartamentos e outras formas de hospedagem.

O airbnb oferece uma ampla variedade de opções de hospedagem oferecidas a fim de solucionar um espetro muito variado de custos, localização, tipo de hospegadem, serviços entre outros.

 

Culmina com um alto grau de flexibilidade é a pedra angular para o sucesso do Airbnb, uma vez que não se restringe a um público-alvo.

Focado numa panóplia de serviços culmina numa potencialidade de prosperar a economia.

O Airbnb representa o mais claro exemplo de um começo mais humilde.

Um pouco das origens por de trás de um dos logos mais admirados da história

Resultante de uma mudança abrupta para São Francisco, em 2007, os colegas de quarto Brian Chesky e Joe Gebbia procuravam aumentar as suas economias. Por conta da falta de rendimentos, adquiriam um colchão de ar para a sala e transformaram um quarto numa pousada.

Um ex-colega de quarto de Chesky, mais tarde juntou-se aos dois amigos, a fim de inovar o serviço, que já na altura, era bastante promissor.

 

Com o decorrer dos anos criaram uma empresa denominada como “AirBed and Breakfast”, agregando um website à mesma.

A introdução desta plataforma digital trazia como premissa facultaram a pessoas de negócios encontrar uma hospedagem económica na localidade de São Francisco.

Resultante de uma conferência (conferência de design industrial realizada pela Industrial Designers Societty of America), a empresa prospera.

Rapidamente, os 3 fundadores apercebem-se do potencial da ideia e percebem as oportunidades que podem advir da continuação deste projeto.

É em 2009 que a equipa é submetida a uma formação que contribbui para evoluir as suas estratégias de marketing e elevar a sua empresa a outro patamar.

Consequência da sua ânsia de prosperar a empresa, continuaram a trabalhar e em 2009, o website conta com 10000 utilizadores e 2500 anúncios de pessoas que ambicionavam alugar uma casa de forma temporária.

Conscientes da necessidade de evoluir a sua ideia, e colocando em prática o conhecimento adquirido na formação facultada por Paul Graham (na sua incubadora de Startups) partiram para o próximo passo,

2009, para eles, é o ano catalisador que resulta no surgimento do novo nome “airbnb”.

A sua evolução

 Provenientes do aluguer de colchões, num alojamento, resulta uma ideia que hoje, culmina numa alternativa para viagens cujas necessidades não estavam a ser atendidas pela indústria hoteleira e de viagens.

Introdução de novos serviços à Airbnb que conhecemos

Hoje o Airbnb implementou novas temáticas associadas à ideia de base, como por exemplo o Airbnb experiences, que se rege por um local onde clientes podem reservar as suas experiências no local onde estão hospedados e adquirir outras competências como aulas  de culinária e visitas guiadas.

Resultantes da aderência de utilizadores a AIRBNB origina noutro serviço agregado, como o “airbnb collections”, um serviço que resulta em que os clientes possam reservar locais para eventos, festas, casamentos, reuniões familiares e conferências.

O segredo por detrás do Airbnb

O Airbnb procura dar resposta a várias problemáticas identificadas no que toca à dificuldade de arranjar um alojamento que não seja muito dispendioso

Assim, criou novas formas de agregar um serviço inovador, das quais se destacam:

  • Economia compartilhada- modelo económico baseado no método peer-to-peer(P2P)- métodos que consistem em aquisição, partilha, fornecimento de serviços e bens hipermiado por uma plataforma online.
  • Plataforma segura, conveniente e eficaz – plataforma que permite comprar e vender acomodações de forma temporária
A importância do logo para o sucesso da empresa Airbnb

Airbnb possuiu uma consciência crítica assim como procura inovar.

Deste modo, a marca procurava, um logótipo que mostra-se uma vertente educativa sob o surgimento de um novo serviço prestado.

 

O logo, possuía assim um papel exigente que explanasse a temática através de um símboloq eu caraterizasse a ideia, os serviços agregados à mesma e um apelo à consciencialização mas também publicidade da marca.

 

Preponderante neste ponto, o Airbnb adota uma abordagem multifacetada com o objetivo de aumentar a consciencialização sobre o que a marca representa.

Centrada na publicidade digital, o logo é criado e despertou de imediato um reconhecimento do seu design, assim como a consciencialização que inclui de forma humilde o lançamento de uma indústria inovadora.

 

O Logotipo e a dificuldade em culminar toda a ideia

Afim de encontrar o logo ideal, existiram muitas alterações no decorrer de todo o processo de evolução da idea.

A mesma encontrou um processo de redesenho que conseguisse representar o seu crescimento.

 

Airbnb, anunciou em 2014, o lançamento do novo logotipo que ainda hoje desempenha um papel fundamental para o seu sucesso.

 

Criado por uma empresa de design, a criação do mesmo possui como principal objetivo renunciar alguns valores dos quais a AIRBNB quis associar à sua empresa.

O que a carateriza...

Slogan

Regendo-se por um paradigma evolutivo, o foco da empresa rege-se pelo bem estar da comunidade de hóspedes e anfitriões.

O slogan surge com a mensagem supracitada afim de envolver todos num só panorama. O mesmo define-se como “live there”, significando “morar lá” procurando enaltecer a abrangência do seu público.

Evolução logotipo do AIRBNB

A identidade visual do Airbnb não possui muitas variantes criadas ao longo de sua história, uma vez que existiu apenas uma reformulação até hoje.

Logo do “Airbnb” em 2007-2008 assim como toda a estratégia de comunicação adotada

É bastante interessante de perceber o processo evolutivo que a marca acarreta e parte deste processo, rege-se, sem dúvida, pela comunicação alterada ao longo do tempo.

Algumas comunicações da marca:

 

O logotipo dizia “AirBed & Breakfast”, com um “Esqueça os hotéis” em baixo do mesmo;
• A palavra airbed tinha as letras ‘A’ e ‘B’ em maiúsculas;
• A palavra “café da manhã” tinha a letra ‘B’ em maiúscula;
• As palavras “Airbeds” e “Breakfast” unem-se afim de usar o “&”;
• A parte frontal, “AirBed &” na cor azul, a parte seguinte na cor rosa e o slogan na cor cinza.
• O logotipo tinha uma borda branca em redor das personagens, e o slogan foi mencionado abaixo no canto direito.

Poderemos tirar algumas elações das expressões transcritas utilizadas pela marca, no entanto há uma que se destaca, representando a ameaça que esta plataforma pode ser para os hotéis.

 

Advindo desta possível desconfiança, a marca apresenta o seu novo logo fundamentado em 6 conceitos chave:

Valores que o logo procura transmitir:

  • Simplicidade;
  • Estabilidade;
  • Inteligência;
  • Acessibilidade;
  • Eficiência;
  • Confiança;

Logo do “Airbnb” em 2008-2009

Mais consciente e com uma nova visão, o Airbnb procurava agora incluir um ênfase mais predominante no aspecto comunitário, afim de destacar o contacto umano como centro da experiência do aribnb.

Resultante do descrito, apresenta uma essência minimalista e direta.

Foi Brian Chesky quem fundamentou o logo, ainda que, pouco tempo depois o. mesmo volte a ser alvo de intervenção.

  •   

O motivo pela qual se esconde este rebranding prende-se pelo facto do Airbnb ambicionar arranjar uma conexão mais vinculativa com os seus clientes.

O novo ícone passa a ser uma combinação com quatro outros ícones.

Este é mais um passo que culmina num passo dado pela empresa, intensificando o crescimento.

Forma do logotipo do Airbnb

Logo Atual (2014- Hoje)

  • Os designers criaram esta versão do logotipo “Airbnb” em 2014. O logotipo pode parecer simples à primeira vista, mas tem significados ocultos em seu design abstrato e leve, colocado à esquerda da marca minúscula.

    Em 2014, o Airbnb não apenas atualizou o logotipo, mas deu a ele uma nova identidade com o slogan “pertence a qualquer lugar”. Esse novo logotipo é uma combinação de quatro ícones diferentes, pessoas, lugares, amor e Airbnb. 

    Juntos, eles criam uma forma que é simplista e única.

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Duas ovais perpendiculares dentro da oval maior:

Representa o coração do cliente e o coração da empresa. A sobreposição das ovais representa um relacionamento mutuamente benéfico e confiança entre si. 

  • A palavra “Airbnb” está escrita em letras minúsculas, na cor laranja pôr do sol.
  • O slogan “pertence a qualquer lugar” é colocado simetricamente abaixo do logotipo principal e é na cor cinza.
  • Há uma nova adição de um emblema, que se assemelha a uma letra “A” arredondada.
  • O “A” tem um laço em forma de gota no centro, que representa o símbolo do pino de localização, e a cabeça de uma pessoa para mostrar o método de escolha da acomodação.
  • A forma principal do ícone também se parece com um coração, virado de cabeça para baixo, que representa a atenção da empresa ao cliente e sua cordialidade.

 

Cor:

A seleção de cores para o novo logotipo do “Airbnb” foi completamente diferente da cor escolhida originalmente.

  • A cor do novo logo passa por uma cor que remete o pôr de sol, laranja com um tom rosado;

Simbologia da cor:

  • A cor escolhida simboliza energia, calor e boa saúde;

 

Fonte:

A fonte utilizada para a construção do logotipo é o script Bello. 

A fim de criar um logo com contornos redondos, e elegantes foi utilizado o tipo de letra bello que procura enaltecer o senso de responsabilidade de lealdade.

Pedro Cruz
Pedro Cruz
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