Entra em contacto
Aveiro
ask@crzdesign.pt
Telf: +351 912 402 852
Para Trabalhos
geral@crzdesign.pt
Telf: +351 912 402 852
Voltar

Toyota

Estado da Arte, Blog: CRZ Brand e Inspirações

Em que consiste o projeto?

Uma explicação mais minuciosa...

Hoje vou-vos falar de uma das marcas que mais me fascinam e fazem com que inegavelmente saiba que estou na área que mais me concretiza pessoalmente.

Toyota – Uma marca que se destaca por ser estratega tendo por base a inovação aliada a uma relação muito próxima com a preocupação ambiental e com a comunidade, sendo, por isso, insaciável por uma constante melhoria

Neste artigo, por meio de recursos e fontes promovidas pela Toyota irá ser explorada a sua evolução e respetiva reação perante as alterações anunciadas por conta do progresso da contemporaneidade.

Ainda neste paradigma, é analisada a sua história, papel e em que medida o seu logotipo representa um sucesso único.

Logotipo Toyota e a sua história..

A CRZ Brand rege-se por altos padrões de qualidade e, procura, em todas as suas fases, inovar e trazer algo que seja realmente diferenciador.

Exemplo desta diferença, hoje, prende-se pela presença e apresentação de um dos logótipos mais emblemáticos da história.

O logotipo da Toyota e alguma história por detrás da gigante dos automóveis

Um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo, a Toyota, tem vendido uma vasta gama de veículos desde que a empresa foi fundada em 1939.

O fabricante japonês de automóveis vendeu mais de 8,5 milhões de automóveis em 2016 e traduzindo mais de 2,3 mil milhões de dólares.

Neste artigo, vamos analisar o logotipo da Toyota, a história da empresa, dados e marcos importantes e o papel que o logotipo tem desempenhado no formidável sucesso da empresa.

História da Toyota

Por de trás de todo o seu sucesso na indústria automóvel, por mais estranho que pareça, a Toyota não começou a vender veículos.

Em vez disso, a empresa, então conhecida como Toyoda Automatic Loom Works, começou pela venda de têxteis e teares automáticos.

No início da década de 1930, o governo japonês começou a instar a Toyoda a fim de expandir-se para a produção automóvel, com o objetivo de abastecer a nação.

Nesta altura o Japão encontrava-se perante um cenário de guerra com a China.

 Kiichiro Toyoda, o filho do fundador da empresa, viajou para a Europa a propósito de investigar os padrões da produção automóvel.

Trabalho e novos projetos

Consequência do descrito em 1934 a empresa produziu o seu primeiro motor tipo A (link para motor tipo A).

Um ano mais tarde, a Toyoda estava a fabricar o seu primeiro veículo, o carro de passageiros Modelo AA.

Resultante de alterações na ala de fabrico automóvel da Toyoda Automatic Loom Works é provocada uma alteração de nome para toyota. 

 A explicação por detrás da mudança de apenas uma letra, segundo consta no arquivo da empresa é derivada do facto de, na ortografia japonesa da palavra, o novo nome consistir em oito pinceladas.

Este é um número afortunado na cultura oriental.

Durante a segunda Guerra Mundial...

A Toyota dedicou todos os seus esforços ao fabrico de camiões simples para serem utilizados pelos militares japoneses.

As forças aliadas reconheceram a contribuição da Toyota para a continuidade da guerra japonesa.

Sucedâneo desta contribuição a China agendou um bombardeamento às suas fábricas.

No entanto, num golpe de sorte para a Toyota, a guerra terminou antes de o ataque poder ser levado a cabo.

Algumas inspirações que me influenciam a fazer mais

Com o fim da guerra, porém, a Toyota ainda enfrentava muitos desafios.

Reflexo da conflagração, a economia do Japão estava muito debilitada o que provocou um abalo na empresa da Toyota, que muitas das vezes esteve perto de declarar falência.

Apesar disso, a empresa aguentou e lentamente começou a expandir-se. No final dos anos 60, a Toyota tinha exportado o seu milionésimo automóvel.

Apresentação do Blog: CRZ Brand

Paradigma Atual

Como “depois da tempestade vem a bonança” hoje, a Toyota é a segunda empresa mais rentável do Japão, atrás da Mitshubishi que contribuiu imenso para o sucesso do logótipo da Toyota.

Hoje, a Toyota conquistou uma grande quota do mercado automóvel mundial através da venda de camiões, carros e SUV económicos e eficientes.

Mas que papel desempenhou o logótipo da Toyota no sucesso da empresa, e como surgiu?

Link com curiosidades datadas:

https://www.toyota-industries.com/company/history_2/

Valores da Marca

            Segundo o website oficial da Toyota, os seus valores enquanto marca, regem-se por princípios como qualidade, confiabilidade e durabilidade. (https://www.toyota.com/brandguidelines/logo).

Terceiro Logotipo da Toyoda:

A Toyota insatisfeita com o logotipo sente necessidade de o alterar de novo e por meio da simplicidade, lança um logo atualizado.

Este advém da utilização da wordmark (apenas o nome da empresa).

Mais tarde, o  o logótipo volta a ser alvo de intervenções, sofrendo alterações apenas na fonte.

Quando nós achamos que acabou... cuidado redobrado:

A Toyota propôs-se a desenhar algo que fosse imediatamente reconhecível pelo que o logotipo foi projetado para ter a mesma aparência quando visto normalmente e invertido (quando visto através do retrovisor).

 

Face a toda a simbologia intrínseca no logotipo, podemos, sem dúvidas, dizer que este, é dos logotipos mais complexos da história automobilística.

 

Através de um logotipo simples, a Toyota criou, um logo atrativo em todos os países, reconhecível, transmitindo uma mensagem complexa jamais vista.

 

Primeiro Logotipo da Toyoda:

Fruto destes valores base da empresa, a toyoda possuía um logotipo do tipo crachá, com forma de diamante representando a simplicidade contrastada com a confiabilidade da marca.

Segundo Logotipo da Toyoda:

A Toyota insatisfeita com o logotipo sente necessidade de o alterar de novo e por meio da simplicidade, lança um logo atualizado.

Este advém da utilização da wordmark (apenas o nome da empresa).

Mais tarde, o  o logótipo volta a ser alvo de intervenções, sofrendo alterações apenas na fonte.

Terceiro Logotipo:

  • Gerou um agora um novo símbolo encarnado, do qual fundamentou e documentou os elementos de design presentes no mesmo:
  • No final dos anos 70, a Toyota procura um retorno às suas raízes e volta a explorar o vermelho.

Duas ovais perpendiculares dentro da oval maior:

Representa o coração do cliente e o coração da empresa. A sobreposição das ovais representa um relacionamento mutuamente benéfico e confiança entre si. 

A sobreposição das duas ovais perpendiculares dentro da oval externa

Simboliza o “T” para a Toyota, assim como um volante, representando o próprio veículo.

A oval externa

Simboliza o mundo a abraçar a Toyota.  Cada oval é contornada com diferentes espessuras de traço, semelhante à arte do “pincel” conhecida na cultura japonesa.”

A conjuntura das 3 elipses que representavam a velocidade e o movimento.

Todas as letras de “Toyota”

Pedro Cruz
Pedro Cruz
https://crzdesign.pt

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência. Política de Privacidade