
Estado da Arte, Blog: CRZ Brand e Inspirações
Em que consiste o projeto?
Uma explicação mais minuciosa...
Hoje vou-vos falar de uma das marcas que mais me fascinam e fazem com que inegavelmente saiba que estou na área que mais me concretiza pessoalmente.
Toyota – Uma marca que se destaca por ser estratega tendo por base a inovação aliada a uma relação muito próxima com a preocupação ambiental e com a comunidade, sendo, por isso, insaciável por uma constante melhoria
Neste artigo, por meio de recursos e fontes promovidas pela Toyota irá ser explorada a sua evolução e respetiva reação perante as alterações anunciadas por conta do progresso da contemporaneidade.
Ainda neste paradigma, é analisada a sua história, papel e em que medida o seu logotipo representa um sucesso único.

Logotipo Toyota e a sua história..
A CRZ Brand rege-se por altos padrões de qualidade e, procura, em todas as suas fases, inovar e trazer algo que seja realmente diferenciador.
Exemplo desta diferença, hoje, prende-se pela presença e apresentação de um dos logótipos mais emblemáticos da história.
O logotipo da Toyota e alguma história por detrás da gigante dos automóveis
Um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo, a Toyota, tem vendido uma vasta gama de veículos desde que a empresa foi fundada em 1939.
O fabricante japonês de automóveis vendeu mais de 8,5 milhões de automóveis em 2016 e traduzindo mais de 2,3 mil milhões de dólares.
Neste artigo, vamos analisar o logotipo da Toyota, a história da empresa, dados e marcos importantes e o papel que o logotipo tem desempenhado no formidável sucesso da empresa.

História da Toyota
Por de trás de todo o seu sucesso na indústria automóvel, por mais estranho que pareça, a Toyota não começou a vender veículos.
Em vez disso, a empresa, então conhecida como Toyoda Automatic Loom Works, começou pela venda de têxteis e teares automáticos.
No início da década de 1930, o governo japonês começou a instar a Toyoda a fim de expandir-se para a produção automóvel, com o objetivo de abastecer a nação.
Nesta altura o Japão encontrava-se perante um cenário de guerra com a China.
Kiichiro Toyoda, o filho do fundador da empresa, viajou para a Europa a propósito de investigar os padrões da produção automóvel.

Trabalho e novos projetos
Consequência do descrito em 1934 a empresa produziu o seu primeiro motor tipo A (link para motor tipo A).
Um ano mais tarde, a Toyoda estava a fabricar o seu primeiro veículo, o carro de passageiros Modelo AA.
Resultante de alterações na ala de fabrico automóvel da Toyoda Automatic Loom Works é provocada uma alteração de nome para toyota.
A explicação por detrás da mudança de apenas uma letra, segundo consta no arquivo da empresa é derivada do facto de, na ortografia japonesa da palavra, o novo nome consistir em oito pinceladas.
Este é um número afortunado na cultura oriental.



Durante a segunda Guerra Mundial...
A Toyota dedicou todos os seus esforços ao fabrico de camiões simples para serem utilizados pelos militares japoneses.
As forças aliadas reconheceram a contribuição da Toyota para a continuidade da guerra japonesa.
Sucedâneo desta contribuição a China agendou um bombardeamento às suas fábricas.
No entanto, num golpe de sorte para a Toyota, a guerra terminou antes de o ataque poder ser levado a cabo.
Algumas inspirações que me influenciam a fazer mais
Com o fim da guerra, porém, a Toyota ainda enfrentava muitos desafios.
Reflexo da conflagração, a economia do Japão estava muito debilitada o que provocou um abalo na empresa da Toyota, que muitas das vezes esteve perto de declarar falência.
Apesar disso, a empresa aguentou e lentamente começou a expandir-se. No final dos anos 60, a Toyota tinha exportado o seu milionésimo automóvel.




Apresentação do Blog: CRZ Brand
Paradigma Atual
Como “depois da tempestade vem a bonança” hoje, a Toyota é a segunda empresa mais rentável do Japão, atrás da Mitshubishi que contribuiu imenso para o sucesso do logótipo da Toyota.
Hoje, a Toyota conquistou uma grande quota do mercado automóvel mundial através da venda de camiões, carros e SUV económicos e eficientes.
Mas que papel desempenhou o logótipo da Toyota no sucesso da empresa, e como surgiu?
Link com curiosidades datadas:
https://www.toyota-industries.com/company/history_2/
Valores da Marca

Segundo o website oficial da Toyota, os seus valores enquanto marca, regem-se por princípios como qualidade, confiabilidade e durabilidade. (https://www.toyota.com/brandguidelines/logo).


Terceiro Logotipo da Toyoda:
A Toyota insatisfeita com o logotipo sente necessidade de o alterar de novo e por meio da simplicidade, lança um logo atualizado.
Este advém da utilização da wordmark (apenas o nome da empresa).
Mais tarde, o o logótipo volta a ser alvo de intervenções, sofrendo alterações apenas na fonte.
Quando nós achamos que acabou... cuidado redobrado:
A Toyota propôs-se a desenhar algo que fosse imediatamente reconhecível pelo que o logotipo foi projetado para ter a mesma aparência quando visto normalmente e invertido (quando visto através do retrovisor).
Face a toda a simbologia intrínseca no logotipo, podemos, sem dúvidas, dizer que este, é dos logotipos mais complexos da história automobilística.
Através de um logotipo simples, a Toyota criou, um logo atrativo em todos os países, reconhecível, transmitindo uma mensagem complexa jamais vista.

Primeiro Logotipo da Toyoda:
Fruto destes valores base da empresa, a toyoda possuía um logotipo do tipo crachá, com forma de diamante representando a simplicidade contrastada com a confiabilidade da marca.

Segundo Logotipo da Toyoda:
A Toyota insatisfeita com o logotipo sente necessidade de o alterar de novo e por meio da simplicidade, lança um logo atualizado.
Este advém da utilização da wordmark (apenas o nome da empresa).
Mais tarde, o o logótipo volta a ser alvo de intervenções, sofrendo alterações apenas na fonte.

Terceiro Logotipo:
- Gerou um agora um novo símbolo encarnado, do qual fundamentou e documentou os elementos de design presentes no mesmo:
- No final dos anos 70, a Toyota procura um retorno às suas raízes e volta a explorar o vermelho.
Duas ovais perpendiculares dentro da oval maior:
Representa o coração do cliente e o coração da empresa. A sobreposição das ovais representa um relacionamento mutuamente benéfico e confiança entre si.
A sobreposição das duas ovais perpendiculares dentro da oval externa
Simboliza o “T” para a Toyota, assim como um volante, representando o próprio veículo.
A oval externa
Simboliza o mundo a abraçar a Toyota. Cada oval é contornada com diferentes espessuras de traço, semelhante à arte do “pincel” conhecida na cultura japonesa.”
A conjuntura das 3 elipses que representavam a velocidade e o movimento.
Todas as letras de “Toyota”


