Entra em contacto
Aveiro
ask@crzdesign.pt
Telf: +351 912 402 852*
*Chamada para rede móvel nacional
Para Trabalhos
geral@crzdesign.pt
Telf: +351 912 402 852*
*Chamada para rede móvel nacional
Voltar

Vaio

Estado da Arte, Blog: CRZ Brand e Inspirações

VAIO

para a SONY

Vaio, é uma marca que possui um logótipo que vai muito mais para além daquilo que a maioria da população imagina.

Reflexo do principal intuito deste blog, recorremos à visão periférica, para tentar explicar algo que na verdade é muito conciso e completo.

Antes disso, será fundamental perceber o que é a “Vaio”.

Afinal, o que é?

Vaio é uma marca urge em 1996, no Japão e que fabrica computadores, que fez parte Sony.

Valores da marca

Focados na progressão, confiança, história, futuro a marca fundamenta toda a sua tecnologia emergentes nestes valores.

Curiosidades da marca

O som que alguns modelos Vaio fazem ao iniciar é derivado da melodia criada ao pressionar o teclado de um telefone para soletrar as letras VAIO. 

 

Etimologia

Ainda que exista uma contradição, uma certa divisão de opiniões de quem construiu o logótipo as escolhas remetem para dois possíveis nomes: Timothy Hanley e Teiyu Goto.

O conceito do logotipo Sony Vaio foi criado por Teiyu Goto , supervisor de design de produto do Sony Creative Center em Tóquio.

 

Foi ele a “mente mágica” por detrás do logotipo e a sua sigla:

  • A pronúncia possui semelhanças com “bio”- simbolozia vida e a evolução futura do produto.
  • Quase “violeta”- razão pela qual a maioria dos primeiros vaios eram roxos ou incluíam componentes roxos

Significado oculto ao lado de uma excelente execução

Uma das fusões mais bem conseguidas:

  • O logótipo foi estilizado e preparado para se assemelhar a uma onda senoidal.
  • E “IO” foi alterado para se confundir com os dígitos binários (1 e 0).

A conjuntura dos dois representa a fusão de sinais analógicos e digitais.

Apresentação do Blog: CRZ Brand

Logo Design

Suposições com base em pesquisa:

 

O benchmarking e o processo de brainstorming é sem dúvida o ponto desencadeador das melhores ideias que resultam na intemporalidade. É aqui que poderemos perpetuar ou criar algo que apenas seja exposto de forma espontânea.

Objetivando os pontos de discussão informativos descrevemos aquilo que poderão ter sido os pontos impulsionadores para o desenvolvimento do logotipo da SONY VAIO 

  1. Informativo, mas não aparecer no logotipo.
  2. Ele pode ser incorporado visualmente em um sentido mais literal (ou seja, o símbolo – ou marca de palavra – reflete o produto ou serviço de perto).
  3. Ser  sutilmente incorporado, visto como uma mensagem oculta.

O logótipo rege-se na continuidade do processo de educação, gerando nos consumidores uma identificação no que a empresa produz.

O que representa? Como surgiu?

O logótipo integra uma associação do digital com o analógico e, sem dúvida, gera uma das associações mais fora da caixa jamais vista.

Por trás do logótipo simples e humilde, encontramos presente a associação da tecnologia analógica com o digital, recorrendo à disparidade que o “va” e o “io” geram.

É recorrido ao duplo sentido para desmistificar o “io” e confusão que eventualmente pode gerar.

O logótipo consiste em duas partes da marca normativa.

 

 

O que representa? “IO”

“IO” recorre ao 1 e ao 0 fazendo referência ao código binário digital.

O logotipo do Sony Vaio traduzido em três mensagens:

  • a onda analógica
  • o código binário
  • os logotipos transitam da esquerda para a direita, destacando a evolução da tecnologia e da empresa.

O que representa? “VA”

“VA” representa a forma de uma onda senoidal analógica, as letras são combinadas para refletir a imagem de um comprimento de onda analógico referente a uma tecnologia mais antiquada (https://www.wikiwand.com/en/Analog_signal)

O que se que significa com “VA” + “IO”?

A conjuntura dos dois unifica a integração das duas tecnologias reforçando a sua identidade visual, unificando e intensificando a evolução da fusão entre o progresso da tecnologia analógica para a digital (o logótipo desenvolve-se da esquerda para a direita reforçando o progresso e o avanço para as futuras inovações e tecnologia), demonstrando a transição da Sony no que toca nos produtos de televisão para a computação digital: o objetivo da submarca Vaio.

Desenvolvimento das ideias em lista:

A tecnologia- Contextualização

  • A onda analógica remete-nos para uma tecnologia menos confiável, imperfeita e possui uma maior dificuldade em transmitir dados. Por sua vez,  o binário tem apresentado maior fidelidade com um custo e tamanho reduzido.

    A Sony, ilustra esta transição com a chegada deste novo logo reforçando a analogia com as televisões antigas onde as ondas analógicas eram predominantemente capturadas pelas antenas da televisão para transmitir a imagem e o som de algum programa.

    Hoje, por meio da nova tecnologia, é utilizado o código binário digital capaz de transferir e receber o sinal por cabo, permitindo imagens de maior qualidade e funcionalidades mais avançadas.

     

O movimento decorre da esquerda para a direita recorrendo ao foco no progresso e a as tecnologias inovadoras emergentes, assim como a alusão a tecnologias futuras, com uma confiança única. https://www.wikiwand.com/en/Binary_code.

Ou seja, o logo dá início com o “va” que simboliza o analógico e termina “IO” ou “   1   0” com o digital, reforçando a evolução e representando o futuro.

À semelhança da onda analógica, o código binário, são veículos que transportam as informações de e para a nossa tela.

Pedro Cruz
Pedro Cruz
https://crzdesign.pt

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência. Política de Privacidade