
Estado da Arte, Blog: CRZ Brand e Inspirações
VAIO
para a SONY
Vaio, é uma marca que possui um logótipo que vai muito mais para além daquilo que a maioria da população imagina.
Reflexo do principal intuito deste blog, recorremos à visão periférica, para tentar explicar algo que na verdade é muito conciso e completo.
Antes disso, será fundamental perceber o que é a “Vaio”.
Afinal, o que é?
Vaio é uma marca urge em 1996, no Japão e que fabrica computadores, que fez parte Sony.

Valores da marca
Focados na progressão, confiança, história, futuro a marca fundamenta toda a sua tecnologia emergentes nestes valores.
Curiosidades da marca
O som que alguns modelos Vaio fazem ao iniciar é derivado da melodia criada ao pressionar o teclado de um telefone para soletrar as letras VAIO.
Melhorar isto e ver melhor



Etimologia
Ainda que exista uma contradição, uma certa divisão de opiniões de quem construiu o logótipo as escolhas remetem para dois possíveis nomes: Timothy Hanley e Teiyu Goto.
O conceito do logotipo Sony Vaio foi criado por Teiyu Goto , supervisor de design de produto do Sony Creative Center em Tóquio.
Foi ele a “mente mágica” por detrás do logotipo e a sua sigla:
- A pronúncia possui semelhanças com “bio”- simbolozia vida e a evolução futura do produto.
- Quase “violeta”- razão pela qual a maioria dos primeiros vaios eram roxos ou incluíam componentes roxos
Significado oculto ao lado de uma excelente execução
Uma das fusões mais bem conseguidas:
- O logótipo foi estilizado e preparado para se assemelhar a uma onda senoidal.
- E “IO” foi alterado para se confundir com os dígitos binários (1 e 0).
A conjuntura dos dois representa a fusão de sinais analógicos e digitais.
Apresentação do Blog: CRZ Brand
Logo Design
Suposições com base em pesquisa:
O benchmarking e o processo de brainstorming é sem dúvida o ponto desencadeador das melhores ideias que resultam na intemporalidade. É aqui que poderemos perpetuar ou criar algo que apenas seja exposto de forma espontânea.
Objetivando os pontos de discussão informativos descrevemos aquilo que poderão ter sido os pontos impulsionadores para o desenvolvimento do logotipo da SONY VAIO
- Informativo, mas não aparecer no logotipo.
- Ele pode ser incorporado visualmente em um sentido mais literal (ou seja, o símbolo – ou marca de palavra – reflete o produto ou serviço de perto).
- Ser sutilmente incorporado, visto como uma mensagem oculta.
O logótipo rege-se na continuidade do processo de educação, gerando nos consumidores uma identificação no que a empresa produz.
O que representa? Como surgiu?
O logótipo integra uma associação do digital com o analógico e, sem dúvida, gera uma das associações mais fora da caixa jamais vista.
Por trás do logótipo simples e humilde, encontramos presente a associação da tecnologia analógica com o digital, recorrendo à disparidade que o “va” e o “io” geram.
É recorrido ao duplo sentido para desmistificar o “io” e confusão que eventualmente pode gerar.
O logótipo consiste em duas partes da marca normativa.


O que representa? “IO”
“IO” recorre ao 1 e ao 0 fazendo referência ao código binário digital.
O logotipo do Sony Vaio traduzido em três mensagens:
- a onda analógica
- o código binário
- os logotipos transitam da esquerda para a direita, destacando a evolução da tecnologia e da empresa.

O que representa? “VA”
“VA” representa a forma de uma onda senoidal analógica, as letras são combinadas para refletir a imagem de um comprimento de onda analógico referente a uma tecnologia mais antiquada (https://www.wikiwand.com/en/Analog_signal)

O que se que significa com “VA” + “IO”?
A conjuntura dos dois unifica a integração das duas tecnologias reforçando a sua identidade visual, unificando e intensificando a evolução da fusão entre o progresso da tecnologia analógica para a digital (o logótipo desenvolve-se da esquerda para a direita reforçando o progresso e o avanço para as futuras inovações e tecnologia), demonstrando a transição da Sony no que toca nos produtos de televisão para a computação digital: o objetivo da submarca Vaio.

Desenvolvimento das ideias em lista:
A tecnologia- Contextualização
-
A onda analógica remete-nos para uma tecnologia menos confiável, imperfeita e possui uma maior dificuldade em transmitir dados. Por sua vez, o binário tem apresentado maior fidelidade com um custo e tamanho reduzido.
A Sony, ilustra esta transição com a chegada deste novo logo reforçando a analogia com as televisões antigas onde as ondas analógicas eram predominantemente capturadas pelas antenas da televisão para transmitir a imagem e o som de algum programa.
Hoje, por meio da nova tecnologia, é utilizado o código binário digital capaz de transferir e receber o sinal por cabo, permitindo imagens de maior qualidade e funcionalidades mais avançadas.
O movimento decorre da esquerda para a direita recorrendo ao foco no progresso e a as tecnologias inovadoras emergentes, assim como a alusão a tecnologias futuras, com uma confiança única. https://www.wikiwand.com/en/Binary_code.
Ou seja, o logo dá início com o “va” que simboliza o analógico e termina “IO” ou “ 1 0” com o digital, reforçando a evolução e representando o futuro.
À semelhança da onda analógica, o código binário, são veículos que transportam as informações de e para a nossa tela.


